A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
Em Sete Lagoas, o Centro de Equitação e Equoterapia Gileade – CEEG realiza este trabalho de forma voluntária. Atualmente, 42 pessoas portadoras de necessidades especiais - paralisia infantil, neurológica, TDAH, entre outras - são atendidas pela instituição.
A atividade emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico e exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.
O que mantém o projeto funcionando, até o momento, são os “padrinhos” do CEEG. Cada um deles “adota” uma criança e contribui com um valor mensal. Recentemente, empresas interessadas também podem apadrinhar o projeto e doar parte do imposto de renda à instituição, que foi declarada utilidade pública a pedido da vereadora Marli de Luquinha (PMN). “Estamos procurando apoio de empresas que sensibilizem com a nossa causa e que tenham interesse em participar efetivamente da responsabilidade social da nossa cidade”, comentou o diretor do CEEG, Carlos Henrique Rajão Gonzalez.
A lista de espera é extensa. Várias famílias de Sete Lagoas e região aguardam pelo tratamento de seus entes queridos. Entretanto, devido ao alto custo de manutenção, a baixa quantidade de apoiadores e a falta de subsídios governamentais, as vagas são limitadas.
Além da Equoterapia, o CEEG oferece consultas com fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Todo o tipo de ajuda é bem-vinda e pode ser feita através dos contatos: ceegsetelagoas@yahoo.com.br ou (31) 3026-4668.
Nenhum comentário:
Postar um comentário