A vereadora Marli de Luquinha (PSC) apresentou na Câmara Municipal de Sete Lagoas o Anteprojeto de Lei 45/2017, que tem como objetivo instituir atividade extracurricular de “Educação para o Trânsito” nas escolas da rede pública do município.
De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, mais de 90% dos acidentes de trânsito são causados por imprudência, imperícia ou negligência dos envolvidos. Desta forma, a conscientização desde a época escolar é necessária para o alicerçamento de uma mentalidade responsável no trânsito.
Se aprovado pelo prefeito, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano e demais órgãos competentes da Prefeitura Municipal estabelecerão a forma e conteúdo que serão ministrados aos alunos. Temas como o grau de periculosidade do trânsito por região escolar e as características viárias do trajeto até as escolas já estão estabelecidas no texto do Anteprojeto.
Para a vereadora Marli de Luquinha, a proposta visa diminuir os acidentes de trânsito e garantir a médio e longo prazo melhores pedestres e condutores. “Este projeto tem a finalidade de possibilitar o processo permanente de educação para o trânsito, abrangendo toda a rede municipal de ensino, usando a educação como forma de prevenção para acidentes. As escolas poderão realizar um trabalho contínuo e sistemático na área de educação para o trânsito, resgatando a prática de valores positivos e efetivos no exercício da cidadania, transformando hábitos e atitudes. Como a ação punitiva dos agentes de trânsito não tem sido suficiente, somente um processo educativo poderá possibilitar um trânsito melhor.”, justificou a vereadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário