quinta-feira, 26 de março de 2015

Vereadora quer aumentar segurança no trânsito de Sete Lagoas



É comum vermos nas ruas da cidade faixas de pedestre sendo desrespeitadas, seja por imprudência dos motoristas, seja pelo desgaste visual da sinalização no asfalto. Pensando na maior segurança de motoristas e pedestres, a vereadora Marli de Luquinha (PMN) apresentou à Câmara de Sete Lagoas um Anteprojeto de Lei que promete resolver essa situação.

O APL 125/2015 dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de faixas elevadas para a travessia de pedestres nas vias municipais próximas a estabelecimentos de ensino (públicos e privados), hospitais, hotéis, cinemas, teatros, shopping centers, supermercados ou estabelecimentos em locais com grande densidade demográfica, situados no Município de Sete Lagoas.

Segundo a vereadora, as faixas elevadas podem conter a velocidade dos veículos, proporcionando maior segurança aos pedestres na hora de atravessar a rua. Além disto, por estar a faixa no mesmo nível das calçadas, se tornará mais acessível principalmente para portadores de mobilidade reduzida.
Outro fator positivo, segundo Mali de Luquinha, é que com as faixas elevadas surge o costume local de os motoristas darem a preferência à passagem de pedestres, o que não ocorre com a frequência desejada nas faixas de pedestres comuns.

A construção das faixas deverá respeitar todas as especificações contidas no Código Nacional de Trânsito e a implantação deve ficar a cargo da Secretaria de Trânsito de Sete Lagoas (SELTRANS), responsável pela autorização do funcionamento das faixas. O Anteprojeto de Lei também estipula que a faixa elevada para travessia de pedestres poderá ser implantada somente em vias que apresentem características operacionais de vias coletoras ou locais, devendo ser precedida de medidas de redução de velocidade. Placas de sinalização indicando as faixas elevadas também deverão ser afixadas nas proximidades.

Sucesso em outras cidades: a vereadora Marli de Luquinha reforça a importância do Anteprojeto de Lei citando a cidade de Socorro, no estado de São Paulo. Após a implantação destas faixas, a cidade foi indicada pela Revista Quatro Rodas ao Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade, outorgada pelo Conselho Real para Deficiência do governo espanhol, cujo prêmio é destinado a cidades que colocam em prática políticas inclusivas, garantindo condições ideais de acessibilidade das pessoas. Diante deste acontecimento, a vereadora espera que o Anteprojeto de Lei seja colocado em prática para que a cidade de Sete Lagoas esteja cada vez mais afinada com os conceitos de urbanismo e qualidade de vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário